Lameblogadas

terça-feira, fevereiro 17, 2004



Saí do cinema meio atordoada ontem. Por causa do atraso de 40 minutos, da longa espera na fila, da quantidade de gente no chão e do sono, não me sinto à vontade para avaliar Dogville. Já aconteceu d'eu ver um filme, escutar uma música ou ler um texto de olhos e ouvidos fechados para a obra.
Sem estar com o coração aberto para ver ou ouvir, pode se achar tudo muito chato, vazio. Senti um desconforto tal no cinema ontem que minhas observações ficam embaçadas por ora. Não posso dizer que não gostei, mas me aborreci. Fiquei com raiva de estar ali, de saber que o filme teria TRÊS LONGAS HORAS de duração. Incomodada com o cenário inusitado, pequeno, irreal. Vontade de ir embora, de comer chocolate.
Poxa, o filme que faz levantar para fazer hora tem algo de errado. Mas ao mesmo tempo, instiga. A certeza de que nunca mais teria coragem de revê-lo nos levou a ficar. Não nos arrependemos, apenas saímos da sessão esgotados. Eu, com duas certezas: a Nicole Kidman é um espetáculo de mulher e de atriz; Lars von Trier é de uma pretensão irritante, que até cativa.