Lameblogadas

segunda-feira, julho 19, 2004



Luiz Gushiken, secretário de Comunicação do Governo Lula

Outro dia, a prefeita Marta Suplicy, candidata à reeleição, brigou com jornalistas que a acompanhavam num corpo-a-corpo dentro de um ônibus em São Paulo. A prefeita, que ganhou no fim-de-semana vários óculos de grife numa visita à uma feira óptica, pediu aos coleguinhas que parassem de "anotar" tudo o que ela falava. A petista reclama de uma suposta perseguição da imprensa à sua pessoa.

Ontem, durante o debate entre os candidatos à prefeitura do Rio (sim, enquanto o Brasil assistia à vitória da Seleção sobre o México, minha televisão estava ligada no canal 7), na Band, um dos mais respeitados colegas de imprensa, Israel Tabak, protestou contra o veto à presença de dois coleguinhas no programa.

Um, editor-chefe do Dia, foi vetado pelo PCdoB por ser casado com uma das assessoras de Cesar Maia. Ok. O outro, repórter da Isto É, foi proibido de participar do debate porque escreveu uma reportagem afirmando que os petistas estavam migrando para a campanha de Jandira Feghali. O veto foi da assessoria de Jorge Bittar.

Qualquer semelhança entre os dois casos, ou outros mais rumorosos da relação entre o PT e a imprensa, não deve ser mera coincidência.

Em tempo, a participação de Tabak foi o ponto alto da noite. Ele criticou ainda o fato dos jornalistas terem apresentado suas perguntas previamente à direção do programa, que as repassou aos candidatos. Todos chegaram lá com as respostas na ponta da língua.