Lameblogadas

domingo, maio 16, 2004



Mulata, de Di

Para as mulheres que, como eu, sonharam um dia em encurtar a largura do quadril, a matéria de hoje do Jornal da Família é um consolo.

Ela mexe com as cadeiras pra cá, ela mexe com as cadeiras pra lá...

Simone Intrator

As modelos que me desculpem, mas um pouco de quadril é fundamental. É nesta região do corpo, não incluída nos padrões de beleza atuais, que estão a chave da fertilidade, o segredo para seios empinados e a garantia de um cheiro mais feminino. A explicação é da endocrinologista Valéria Guimarães, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

— Além do sistema reprodutor feminino estar localizado nos quadris, a gordurinha desta região também converte hormônios masculinos (androstenediona e testosterona) em hormônios femininos (estrogênios), importantes não só para a ovulação como pelas características sexuais da mulher. A gordura depositada no quadril correlaciona-se fortemente com a fertilidade e a feminilidade, ao contrário da gordura depositada no abdômen. A mulher muito magra, com pouca gordura no quadril, tem pernas menos roliças, mamas mais caídas, vagina mais ressecada e menos rosada — garante a especialista.

Juliana Paes está feliz com suas formas mais curvilíneas

A deusa, não da fertilidade — pelo menos por enquanto — mas da beleza, da feminilidade, da audiência Juliana Paes, que na novela “Celebridade” desfila ao som da música de Dorival Caymmi “ela mexe com as cadeiras pra cá, ela mexe com as cadeiras pra lá”, está feliz com as suas formas mais curvilíneas.

— Admiro as mulheres que têm curvas. Mas a composição de uma mulher tem a ver com a harmonia: ela pode ser linda com um corpo mais malhado, coerente com seu biotipo, sua estatura, suas pernas e seus braços. Nos dois casos, ela pode ser sensual, porque a sensualidade é um estado de espírito, uma mistura de charme e feminilidade — explica a atriz.

Para a médica Valéria Guimarães, a falta de estrogênio no organismo não torna só a mulher mais reta, menos “corpão-violão”, mas provoca também alguns distúrbios menstruais, que começam com irregularidades que posteriormente podem ocasionar dificuldades para engravidar. E até mesmo a infertilidade.

— Quando as mulheres somem com o quadril, para atender aos padrões de beleza, os seios despencam e começa essa corrida pelos implantes de silicone. Acabam tendo uma desproporção entre hormônio feminino e masculino no corpo, com o predomínio do masculino. Em alguns casos, surgem pêlos embaixo do mamilo, do umbigo e até na face. Ter quadril é o que nos diferencia dos homens — diz a endocrinologista.

O endocrinologista Walmir Coutinho, coordenador da Força-Tarefa Latino-Americana de Obesidade, também afirma que ter quadril é fundamental.

— Há relação entre quadril e fertilidade. Mulheres que perdem muito peso e ficam muito magras param de menstruar, como as que sofrem de anorexia. Há uma hipótese mostrando que mulheres que se submetem à lipoaspiração e voltam a comer muito tendem a acumular mais gordura no abdômen, um risco importante para doenças cardiovasculares — diz o endocrinologista.