Lameblogadas

segunda-feira, novembro 06, 2006




Música do dia

Filosofia do samba (Candeia)

Pra cantar samba
não preciso de razão,
pois a razão
está sempre com dois lados.

Amor é tema tão falado,
mas ninguém seguiu nem cumpriu a grande lei:
cada qual ama a si próprio,
"liberdade e igualdade", onde estão,
não sei.

Mora na filosofia,
morou, Maria...
Morou, Maria?
Morou, Maria!

Pra cantar samba
veja o tema na lembrança:
Cego é quem vê
só aonde a vista alcança.
Mandei meu dicionário às favas:
mudo é quem
só se comunica com palavras.
Se o dia nasce,
renasce o samba.
Se o dia morre,
revive o samba
.

Mora na filosofia,
morou, Maria...
Morou, Maria?
Morou, Maria!

***********************


"Ouço uma voz que me chama, corre e vem ver
Essa mulher... que chora!"


No meu primeiro fim de semana de folga, tem feijoada na Portela. Estou precisando renovar minhas energias na casa de Monarco, Clara Nunes e a Velha Guarda. Vou pegar o trem do samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz:

Geografia do samba

Gente boa, onde Aniceto está?
Foi pra bem longe
Quero ver quem vai dizer em versos
Onde se esconde

Vou sair mas volto já, meu bem
Eu não demoro
Vou pegar um parador alí
Em Deodoro

Lá na casa do Osmar
Tem um pagode bem legal
Eu saí de Deodoro e cheguei
Em Marechal

Salve a lira do amor
Escola de grandes partideiros
E depois de Marechal, o que é que vem?
Bento Ribeiro

Vou pra terra de Candeia
Onde o samba me seduz
Pois lugar de gente bamba, onde é?
Oswaldo Cruz

Lá na Portela ninguém fica de bobeira
Mas o Império Serrano também é
Em Madureira

Quem é bom já nasce feito
Quem é bom não se mistura
Que saudade do pagode do Arlindo
Em Cascadura

Já pedi pro meu São Jorge
Pra guiar o meu destino
Na igreja do Guerreiro eu rezei
Lá em Quintino

Tem Botija, Água Santa, Usina
E universidade
Alô, Caixa, alô, 18, alô, Povão
Da Piedade

Vou seguindo a trajetória
Mas o trem tá muito lento
E a parada obrigatória, onde é?
No Engenho de Dentro

Méier, Engenho Novo, Sampaio, Rocha
Que canseira
Riachuelo, São Francisco, até que enfim
Minha Mangueira

Maracanã, São Cristóvão
Lindo bairro imperial
Só depois de Lauro Muller