Lameblogadas

sexta-feira, fevereiro 02, 2007


O carnaval das marchinhas



Passou em branco por aqui o primeiro baile do 2º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas. Estive lá, recomendo o próximo no dia 11 de fevereiro e entro em contagem regressiva, apresentando as minhas preferidas. Começo, claro, com a marcha defendida pelo "melhor cantor de sua geração" (palavras de Paulo Roberto Pires, não tenho nada com isso!), Pedro Paulo Malta. Ele canta "Velho palhaço", marcha-rancho de Paulo Gomes, um compositor cearense que, animado com a classificação de sua música, arrumou dinheiro pra vir ao Rio assistir à final e voltou a compor com mais freqüência.



VELHO PALHAÇO

Autor: Paulo Gomes / Intérprete: Pedro Paulo Malta

I

A colombina já morreu,
Morreu
E o palhaço ainda sou eu,
Sou eu
A procurar nos blocos
Nas ruas e nos rostos
Tudo que a vida não me deu.

Confete é peça de museu,
Museu
Junto com o cheiro que foi teu,
Foi teu
Que se espalhava louco
Dos lanças e do corpo
Do corso...... enfim, das fantasias.

II

E hoje as cinzas
São os três dias
E os outros dias
São também...
E o carnaval não morre de vez
Por causa de mim
E dos outros palhaços
Que são assim.
***
Hoje é dia de festa no mar. Vou já comprar minhas flores para oferecer à rainha Iemanjá. Saravá, meu Rei! Salve a Bahia, sinhô!

3 Comments:

  • eu sinto falta da clau. ainda bem que ela tem blog pr'eu ler. engana a saudade.

    By Blogger A digestora metanóica, at 5:54 PM  

  • Cláudia, estou contigo! Sem desmerecer as bandas baianas, creio que nada se compara aos velhos carnavais - que ainda alcancei no finzinho de minha infância - dos blocos de rua, dos cordões puxando foliões, das troças espontâneas formadas em cada rua, das guerras de confete e serpentina, e da deliciosa música: frevo e marchas (pombo correio, balancê, vassourinhas, etc). Ah tempin bom que nós passemo!
    Abraços do Qualhada

    By Blogger Qualhada, at 11:38 PM  

  • Qualhada, aqui no Rio e em Recife ainda se tem um belíssimo carnaval de rua.

    Gi, semana que vem nos encontremos. Muita saudade!

    By Blogger Cláudia Lamego, at 9:49 PM  

Postar um comentário

<< Home