Lameblogadas

sexta-feira, dezembro 19, 2003

Estive em Sepetiba ontem para fazer a foto de capa do Zona Oeste, sobre a programação da festa da virada do ano. O personagem foi o Arlindo Cruz, ex-Fundo de Quintal, que vai cantar na praia do bairro no dia 31. A foto foi tirada no Coreto onde foram gravadas cenas da novela "O bem amado" e outras coisas mais. Ele é tombado pelo Patrimônio Histórico.

O sambista passou parte da infância em Sepetiba, que já fez parte de Santa Cruz (li isso no livro "Santa Cruz", da coleção Cantos do Rio, que acaba de ser lançado) e deu muitos peixes e outros bichos do mar fresquinhos aos cariocas. Passeamos pelo bairro para tentarmos encontrar a casa onde morou. Infelizmente, um loteamento deve ter derrubado a antiga residência, de onde ele saiu muitas vezes num bloco formado pelo pai, que foi cavaquinista da Portela (onde a mãe também desfilava) e pelo tio Valtenir (esse que assina o samba-enredo que a minha azul e branca vai reeditar ano que vem na Sapucaí - Lendas e mistérios da Amazônia).

A volta com Arlindo me mostrou um lugar bucólico, mas sujo. Tranqüilo, onde a paz reina entre um papo e outro dos moradores que estavam ontem sentados na praça. As casas são pequeninas e antigas, mas têm as novas, sem nenhuma criatividade, apenas cimento aparente.

No caminho para Sepetiba, passei pelo famoso conjunto habitacional dos Garotinho (esse que no futuro, dizem, vai ficar igualzinho à Cidade de Deus) e muitos campos verdes misturados à incipiente favelização. As andanças pela Zona Oeste têm me feito um bem enorme. Meus olhos estão travando contato com uma realidade do Rio que dificilmente eu conheceria se não estivesse no Jornal de Bairros. Tem sido bom.