Lameblogadas

quarta-feira, março 31, 2004




Desde que as livrarias online passaram a cobrar pelo frete, deixei de comprar livros pela internet. No ano passado, no entanto, não resisti a uma ótima pechincha na Saraiva.com. O livro "Tiradentes, um presídio da ditadura", que deixei de comprar na Argumento porque era caríssimo, estava sendo vendido, com frete e tudo, por módicos R$ 20.

Mas, comprovando a minha desconfiança com compras pela rede nunca recebi a encomenda. Pior: esqueci de cobrar, pensando mesmo que nunca tinha efetuado a compra. Qual não foi minha surpresa ao receber um telefonema (um não, vários) da Saraiva. Liguei de volta e reproduzo o diálogo com a atendente.

_ Vocês me ligaram para falar sobre o pedido de número tal.

_ Pois não, vou checar, senhora. Está aqui. Nós verificamos que o livro está esgotado e queremos saber se você gostaria de esperar mais um pouco ou escolher outro.

_ Ah, vocês anunciaram um livro que não tinham em estoque?

_ Não, senhora. Nós demos um prazo para você de oito dias úteis para postagem. Em seguida, verificamos que ele estava esgotado. Queremos saber se você gostaria de esperar mais um pouco para estarmos verificando se ainda pode ter em estoque.

_ Você poderia ver para mim qual é a data do meu pedido?

_ É de 28 de janeiro. Mas você pode...

_ De que ano, por favor?

_ De 2003. Desculpe, senhora. Eu não sabia que o pedido tinha sido feito há tanto tempo.

_ Pois é, e você ainda pergunta se eu quero esperar mais um pouco. O que você acha que eu vou responder?

_ Senhora, você pode estar escolhendo outro livro. Temos vários em nossas promoções no site. Ou pode também estar pedindo o reembolso.

_ Eu gostaria de ter o livro.

_ Mas ele está esgotado.

_ Então, como...? Ah, deixa pra lá. Eu quero o reembolso.

_ A senhora pode me informar qual é o seu banco, número da conta e outros dados?

_ Não precisa. Vocês têm essas informações no cadastro. De um ano para cá, a minha conta continua a mesma.

_ Desculpe, senhora. Não temos essas informações.

_ Ah, é? Na hora de descontar do banco, vocês tinham a conta. Minha querida, eu vou desligar porque não tenho mais tempo para conversar com você. Por favor, me ligue outro dia que agora estou trabalhando.


Vocês acham que eu tenho pressa para receber de volta esses R$ 20????