Lameblogadas

terça-feira, dezembro 28, 2004



Diários de viagem - Brasileirinha em Buenos Aires

Buenos Aires é o paraíso das compras. Livros, CD's, roupas, sapatos - tudo lá, sabendo procurar, é bem mais barato que no Brasil. Por isso, boa parte da viagem passei andando pelas ruas largas, cheias de lojas, galerias, livrarias e cafés.

Uma galeria, na rua Santa Fé, foi um dos melhores achados nessas caminhadas. O lugar é de gente alternativa, com roupas diferentes (algumas estranhas para o meu gosto) e pessoas vestidas com o que se via nas vitrines. As primeiras lojas eram de fazer tatoo, mas subindo um pouco (havia três andares) e andando pelos corredores descobri um mundo de artigos inusitados como um boné em alemão do Schumacher (que eu trouxe para o meu sobrinho fanático por Fórmula-1, com apenas três anos de idade) e colares de todas as cores por apenas quatro pesos (equivalente a R$ 4). Sem falar nas saias, vestidos, camisetas e outras coisas que não pude comprar por falta de uma companhia mais afeita ao consumo de futilidades.

As lojas de CD's são uma tentação. Há de tudo, até lançamento de discos brasileiros bem mais baratos que os encontrados no nosso mercado nacional. Fiquei apaixonada por uma caixa da Ella Fitzgerald que custa o dobro do preço no Brasil - mas que não tive coragem suficiente de adquirir - e passou a ser a grande frustração da viagem. Sem contar o lugar onde a encontrei: El Ateneo, a livraria de onde não se quer sair nunca mais na vida.

Na entrada da livraria, a sensação é quase a mesma da de um encontro com Chico Buarque: encantamento, prostração, vontade de parar o tempo no instante exato do deslumbramento inicial. Imaginem entrar no Teatro Municipal do Rio: no lugar das cadeiras, livros e CD's. No palco, um café literário. Nos camarotes, estantes e mais estantes do objeto mais precioso do mundo e mesinhas para degustá-lo com os olhos. Simplesmente inacreditável, tanto pela beleza quanto pela variedade do que se vende lá. Dá vontade de ficar para sempre...

Marinheira de primeira viagem, levei uma mala muito cheia de roupas. Agora já sei que se for passar cinco dias, posso levar roupa para três - o resto se compra por lá mesmo.