Lameblogadas

domingo, dezembro 30, 2007

Cenas do carnaval carioca

O Rio tem dessas magias que, instantaneamente, nos faz esquecer de todas as suas mazelas e é durante o carnaval que elas mais freqüentemente acontecem. Os foliões cariocas protagonizam cenas lindas, como as de ontem no bailão do Cordão do Boitatá, na Parada da Lapa, um pedacinho da Fundição Progresso em frente aos Arcos. Pedrinho Miranda, Kiko Horta e cia. sacudiam o público com a marchinha "Máscara Negra", no trecho que diz "Vou beijar-te agora/não me leve a mal/hoje é carnaval", quando os passageiros do bondinho que passava pelos Arcos começaram a acenar. O motorneiro entendeu o recado, parou o bonde e o baile inteiro virou-se para o lado dos trilhos, dançando e cantando junto com os que iam no trem. Acabada a música, o bonde seguiu viagem e o baile esquentou ainda mais.

Para o amigo Marcelo Moutinho, teve uma cena imperiana. O segurança ao meu lado se esforçava para cantar baixinho o repertório do Boitatá, afinal não podia sair da linha, levantar os braços e cair na folia com o povo, né? De repente, um outro segurança, de terno preto, que chegava para trabalhar na noite da Fundição, chega no alambrado, cutuca o amigo e canta o samba num vozeirão de puxador: "Joaquim José da Silva Xavier/Era o nome de Tiradentes/Foi sacrificado pela nossa liberdade/Este grande herói/Pra sempre há de ser lembrado". Foi o bastante para animar o colega do lado de dentro, que cantou junto o samba de 1949 do Império Serrano, levantou um pouco os braços (sem dar muita pinta, claro) e até arriscou a ensaiar as gargalhadas de "Ride, palhaço", marcha de Lamartine Babo que Pedrinho Miranda ensinava ao público, sob o olhar cúmplice da blogueira, que se lembrava do amigo de Madureira naquele momento.

****

É muito bom brincar o carnaval no Rio. Como esse ano, infelizmente, a folia será cedinho, cedinho, no início de fevereiro, vamos ter um janeiro repleto de blocos, bailes, ensaios e folguedos. Para quem é do riscado, vale a pena fazer uma visitinha ao Saara já na primeira semana do ano e garantir os adereços e alegorias. Acompanhar a agenda pelo blog da Ju Rangel (http://oglobo.globo.com/blogs/blognarua/) já faz parte da programação. Temos também uma agenda feita pelo vereador Eliomar Coelho, que está sendo distribuída por aí (pegamos a nossa no Espaço de Cinema), e também disponível na internet (http://www.eliomar.com.br/arquivostexto/RQEInternet.pdf).

No mais, é aproveitar o sol, malhar um pouquinho para manter a forma e ter fôlego para agüentar o tranco. E acordar cedo para o Cordão do Bola Preta.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home