Lameblogadas

quinta-feira, janeiro 29, 2004



Quem nasce lá na Vila...

Outro dia, descobri que meu amigo Daniel Moutinho passou parte da infância em Vila Isabel e que até compôs um samba sobre o bairro de Noel. Vou reproduzir seu depoimento (autorizado!), que achei muito interessante, e o samba, composto em 1997.

"Este mundo de condomínio da Barra não gera grandes recordações, mas os passeios com vovô pela 28 de setembro eram inesquecíveis. Eu era completamente
apaixonado pelo bairro, pelas conversas do vô nas esquinas, ele que tinha mais amigos por metro quadrado naquela área. Então eu gostava da Vila no carnaval - ainda mais que eles foram campeões em 88. Aliás, se numa dessas andanças jornalísticas ou sambísticas você encontrar o Martinho, diz que eu tenho um samba pra ele musicar. É assim.


LEMBRANÇA DE CRIANÇA

Vila Isabel

Terra minha e de Noel
De Aldir e de Martinho
Do Petisco e do chopinho

Do bolinho de bacalhau
Iguaria tradicional
Da colônia portuguesa
Muito alegre, com certeza
Orgulhosa certamente
Da boemia sorridente
Que ajudaram a construir
E fizeram progredir
Vila, o teu nome é de heroína
Ser boêmia é tua sina
Vila, das calçadas musicais
E dos jogos ilegais
Eu jamais te esquecerei
Pois por ti me apaixonei
Na infância que aí passei

(D.Mouta, 1997)