Lameblogadas

terça-feira, dezembro 06, 2005



Diário de férias

Este ano, minha viagem foi ao maravilhoso mundo dos livros e filmes, num mês de dedicação a dois de meus temas prediletos: cinema brasileiro e política. Não saí do Rio e gastei meus dias entre leituras há muito desejadas, idas constantes ao cinema e sessões quase diárias de DVD's.

A monumental biografia de JK escrita por Claudio Bojunga e as memórias do jornalista Flávio Tavares sobre a ditadura foram dois destaques entre as leituras. Mas muita coisa ficou pelo caminho, como o Raízes do Brasil pela metade e o início de Casa grande e senzala adiado para 2006.

No cinema, assisti a quase todos os brasileiros em cartaz. O circuito anda tão bom que quase não há tempo de acompanhar as estréias. Aproveitei para ver em DVD alguns filmes inacreditavelmente ainda inéditos para mim, como o Carandiru. Gostaria de ter revisto alguns clássicos, mas tempo não houve, mesmo com todos os dias chuvosos de novembro...

Já que estava no Rio, acabei trabalhando em frilas, o que me rendeu uma grana extra para comprar...livros! Rabo de foguete, do Ferreira Gullar (por que ainda não tinha esse??); 1968: o ano que abalou o mundo; um livro de textos de cinema do David Neves (crítico e cineasta do Cinema Novo) e o novo do Truffaut.

O trabalho extra (duas matérias!!!) me rendeu quase o equivalente ao meu salário - o que não significa que foi muita coisa... o que fez alimentar o sonho de um dia trabalhar em casa, por conta própria, com tempo para ter uma vida normal, poder pegar os filhos no colégio, participar das festas familiares, cozinhar, ter os fins de semana livres...