Lameblogadas

quarta-feira, janeiro 30, 2008

A Flávia, mais conhecida como F., me passou um meme (se quiserem saber o que é, no blog dela, Neguinha suburbana, linkado aí ao lado, tem uma ótima explicação). Mas o negócio é simples: é só responder a umas perguntas e repassar o questionário para os amigos. A comparação é estapafúrdia, mas isso me fez lembrar os antigos cadernos de perguntas e respostas, que as meninas renovávamos todo ano, principalmente no início das aulas, e repássavamos para novas e antigas amigas. Era ótimo. Como eu tinha amigas um pouco mais velhas na vila em que morava, uma vez respondi a um que tinha uma pergunta sobre sexo, que eu não poderia responder, elas avisaram, porque eu era "café-com-leite". Ser chamada de café-com-leite era a pior das humilhações nas brincadeiras: significava que você era pequena demais, criança demais ou mulherzinha demais, sem capacidade física para determinadas coisas. Pior: você não contava pontos, era só figuração. Ah, o horror, o horror!

Mas vamos ao meme:

1. O que você estava fazendo em 1978 (há 30 anos)?

Eu tinha três anos. Segundo minha mãe, gostava de ver a Sônia Braga em Dancin' Days e tinha uma meia de lurex colorida, igual às que ela usava na novela - e que virou febre nacional naquele ano. Pulava da cama cedo quando ela dizia a frase mágica: "vamos à praia hoje". Comia beiju, comprado pelo meu avô, que morava no apartamento de cima e todo dia vinha me perguntar que bicho ia dar hoje: "vaca, vovô", eu sempre respondia. A minha vó me levava ao Horto para passear e, na volta, me dava chiclete, escondido da mãe. "É uma chata", ela dizia sobre a nora.

2. E em 1983, há 25?

Eu tinha 8 anos. Já tinha me mudado para São Gonçalo (que idéia dos meus pais!!!!), estava na terceira série. Não sei o motivo, mas naquela época, para mim, chegar nesse estágio era quase tão importante quanto fazer 18 anos. Minha professora se chamava Regina. Ela não pintava o cabelo, não usava batom nem brincos, mas era casada e tinha três filhos (todos eles estudavam na escola, que se chamava Monteiro Lobato). Por desprovida de vaidade, ela não aceitava que as alunas entrassem em aula com batom, saia muito curta ou unhas pintadas. Chiclete também era proibidíssimo e, quem fosse pego, ficava de castigo! Outro dia a encontrei num casamento, com a mesma sobriedade de outrora e os cabelos ainda mais brancos. Chorei de emoção.

3. O que você estava fazendo em 1988?

Estava comemorando o primeiro campeonato de Ayrton Senna, numa corrida inesquecível em Suzuka, no Grande Prêmio do Japão. Senna largou em 16º, ultrapassou Prost (e muitos outros sem importância agora) e chegou em primeiro. Foi a madrugada mais feliz do ano.
Um pouco antes, tinha comemorado o bicampeonato do Vasco, com gol de Cocada (irmão de Müller) aos 42 minutos do segundo tempo, contra o Flamengo. Lia os jornais compulsivamente, recortava todos as notícias de esporte que me interessava, vinha pra casa correndo da escola pra ver e gravar os gols do Vasco no Globo Esporte. Também gravava as corridas do Senna. (As fitas estão em estado deplorável).

4. E em 1993?

Entrando na faculdade de Economia, fazendo curso de DATILOGRAFIA (naquela época, os cursinhos eram tomados pelas máquinas de escrever, e os computadores ocupavam 1/4 das salas), gostando de axé (iria passar o carnaval em Porto Seguro um ano depois), adorando as chopadas da Economia, detestando a maioria das aulas, sofrendo por achar que tinha feito a escolha errada.

5. O que estava fazendo há 10 anos?

Trocando a faculdade de Economia, com anos de atraso, pela de Comunicação. Conhecendo os meus melhores amigos, formando a comunidade chamada Caroço, conhecendo Glauber, Chico Buarque e Nelson Rodrigues, abrindo meus horizontes intelectuais, aprendendo a poesia, tomando cachaça pela primeira vez, começando a ser o que sou hoje.

6. E há cinco?

Em 2003, comecei a freqüentar o Bip Bip e conheci o amor da minha vida. A partir daí, muito samba, amor, amigos novos, volta dos antigos. Enfim, só felicidade.

É só. Queria ter falado de outros anos também. :)

Agora, passo o meme para Juli, Déa, Gi, Gui e Lu.

1 Comments:

  • essa gi sou eu? não recebi! me passa de novo!
    já tinha visto no blog da déia e quis responder tb, mas ela não me mandou.
    beijo

    By Blogger A digestora metanóica, at 1:15 PM  

Postar um comentário

<< Home