Lameblogadas

sexta-feira, janeiro 16, 2004



Ah, se ele fosse da Portela...

Tive um sonho com o Chico em que o azul dos seus olhos se espalhava por todo o corpo e ele virava portelense.

No meu carro hoje só tocou um samba: o "Lendas e mistérios da Amazônia", que levou a minha querida ao 19º campeonato em 1970, e que a escola revive este ano na avenida.

O que liga os dois parágrafos acima é o fato do meu Chico ter gravado este samba e de a preciosidade estar no CD-Bônus de sua caixa, que o meu amor portelense me deu de presente.

O samba já está na ponta da língua. Deu uma vontade imensa de desfilar...




Lendas e mistérios da Amazônia (Catoni, Jabolô e Valtenir)

Nesta avenida colorida
A Portela faz seu carnaval
Lendas e mistérios da Amazônia
Cantamos neste samba original
Dizem que os astros se amaram
E não puderam se casar
A lua apaixonada chorou tanto
que do seu pranto nasceu o rio-mar
E dizem mais
Jaçanã, bela como uma flor
Certa manhã viu ser proibido o seu amor
Pois o valente guerreiro
Por ela se apaixonou
Foi sacrificada pela ira do Pajé
E na vitória-régia
Ela se transformou
Quando chegava a primavera
A estação das flores
Havia uma festa de amores
Era tradição das amazonas
Mulheres guerreiras
Aquele ambiente de alegria
Terminava ao raiar do dia
Ô skindô lalá,
Ô skindô lelê,
Olha só quem vem lá
É o saci pererê