Lameblogadas

quarta-feira, fevereiro 04, 2004



Desenho de Jano

Durante um bom tempo da minha vida, fiz esse caminho de Barca para chegar ao prédio preto que se avista da Baía... Saudade!

Estréia nesta sexta-feira no Rio o documentário Rio de Jano, de Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi. Os três diretores acompanharam as visitas que o desenhista francês Jano fez a cantinhos especiais do Rio, como a Vila Mimosa, a feira de São Cristóvão, o Maracanã e vários bairros suburbanos. Com um olhar aguçado sobre os costumes mais simples do carioca, Jano retratou tudo no livro Cadernos de viagem.

Ainda não vi o filme, o que pretendo fazer na sexta-feira (vamos, amigos?), mas escrevi uma matéria para o jornal de bairros, enfocando os desenhos que Jano fez de Pedra de Guaratiba e de Realengo, os dois bairros da Zona Oeste que estão no livro. Tá no endereço: http://oglobo.globo.com/jornal/Bairros/ZonaOeste/133699112.asp

Para quem se interessar, os desenhos e tudo o mais sobre o filme estão no site de Rio de Jano: http://www.hybrazilfilmes.com/riodejano/

Eduardo Souza Lima, mais conhecido nos becos cariocas como Zejosé, é sub-editor do Segundo Caderno do Globo. Gente boa!



Francisco Bicalho, hoje de manhã

Desabafo

Meu amorzinho hoje sentiu na pele o que é morar em Niterói. Já estávamos prontos para vir trabalhar de carro (com ar-condicionado novo), no maior conforto, quando soubemos do caos no trânsito provocado pela batida entre um caminhão e uma locomotiva.

Resultado: ônibus até o Centro, com o trânsito lento na praia de Icaraí, e viagem de Barcas. Ele foi a pé até a Funarte. Eu peguei mais um ônibus até a Central, de onde andei, debaixo de um sol de 40º até o Globo.

Hoje teve um acidente que justificasse, mas eu pego engarrafamentos diariamente na maldita ponte que me separa do Rio de Janeiro...

terça-feira, fevereiro 03, 2004



Hoje estou sumida do mundo blogueiro. Muito trabalho e pouco dinheiro os males do jornalismo são.

Ao lado, três novos links de blogs e um de fotolog. Dois são do Paulo Thiago, colega de Globo e redator do Guia Rio Botequim. Ele está publicando uma série bacana de fotos dos bares em suas andanças boêmias. No blog, ele comenta as fotos e escreve sobre o que dá na telha. Leiam.

O outro blog é o Eu canto samba, que traz letras e estórias de sambas. Criação da Paulinha e da Chris Pacheco, com colaborações de outros apaixonados do ritmo.

O araCaju news é o blog do amigo Leonardo Zanelli, Zazá para os íntimos, que acaba de se mudar para Aracaju, em busca de novos desafios, e garantir as minhas férias de fim de ano no Nordeste.

segunda-feira, fevereiro 02, 2004



Tô fora!

"O folião que for ao ensaio da Mangueira no próximo sábado terá de desembolsar R$ 30 de ingresso. Este é o quarto aumento consecutivo realizado na tentativa de evitar a superlotação da quadra. No último ensaio, o público estimado era de oito mil pessoas."



Dizer que José Dumont é a grande figura de Narradores de Javé é proclamar o óbvio. Eu vou além: sem ele, o filme não chegaria à metade do que é. O ator interpretou com excelência o escrevinhador que salvaria Javé da inundação capitalista, ajudou a diretora a montar diálogos, improvisando expressões hilárias e levou os não-atores a uma atuação verdadeira e cheia de emoção.
Além do mérito de ter escolhido tão bem o ator ideal para interpretar Antônio Biá, Eliane merece aplausos por ter segurado um filme que, a certo momento, parecia que ia afundar no aguaceiro das últimas cenas.
A estória da cidade que precisa mostrar seu valor histórico para tentar se salvar da inundação (Javé será varrida do horizonte para dar lugar a uma represa) tem seu ponto alto na discussão sobre a história oral. Biá é chamado a escrever os "feitos" dos fundadores de Javé e registrá-los num livro de ouro, com comprovação científica.
O engraçado é que cada morador conta o que sabe puxando a sardinha para o seu lado. O filme mostra, de maneira bem-humorada, como os entrevistados se portam diante de alguém que tem esse poder de registrar a história nas mãos.
Enfim, Narradores é um filme sobre o ofício de contar e a arte de escrever, com todos os seus defeitos e virtudes. Tão próximo à nossa realidade de cada dia...

Nota social: foi muito boa a estréia cinematográfica dos casais blogueiros. Qual será o próximo bom filme?



Iemanjá, por Pierre Verger

Hoje é dia de festa no mar