Lameblogadas

sexta-feira, março 26, 2004



Por falar em mestre, o Lameblogadas ganhou hoje o link do site Comunicação e cultura brasileira, editado por Dênis de Moraes.

Escritor, entre outros, das biografias de Graciliano Ramos, Oduvaldo Vianna Filho, o Vianninha, e Henfil, Dênis tem também ensaios publicados sobre política e comunicação. O último livro organizado por ele, "Por uma outra comunicação", foi indicado ao Jabuti 2004.




O jornalismo é como a política. Feito de momentos de extrema euforia e outros, de frustração profunda. O que prevalece, no fim das contas, é o amor pela profissão (ou seria louca de estar trabalhando nela ainda?) e o prazer que, às vezes, mesmo que raramente, ela proporciona.
O nariz de cera é para contar a experiência que tive esta semana. Encontrei pessoas que há muito gostaria de conhecer pessoalmente. Hoje historiadores e pesquisadores respeitados, um dia eles pegaram em armas para tentar mudar o país. Sem juízo de valor sobre seus atos, eu tinha muita curiosidade para ver suas caras, olhos e expressões. Li livros deles e pude, finalmente, ouvir suas idéias ao vivo.
Uma dessas pessoas é o professor da UFF Daniel Aarão Reis Filho. Sempre quis ser sua aluna, mas o horário das aulas e o trabalho me impediram (será que ainda terei pique para uma pós-graduação em história???). Eu o admiro não só pela coragem de ter posto em prática suas idéias revolucionárias da época (anos 60 e 70), como pela racionalidade e paixão com que fala e escreve sobre elas hoje. Por ser um acadêmico que escreve muito bem, indico a leitura de seus livros, principalmente os que ainda estão à venda nas livrarias.

Uma vez escrevi a um outro mestre, Dênis de Moraes, que a nossa aproximação na universidade não era apenas uma coincidência, mas um "encontro predestinado das afinidades". Nos últimos dias, tenho sentido uma saudade imensa dele.



Arnaldo Jabor escreveu, em 1994, um texto definitivo sobre Deus e o diabo na terra do sol. Citei esse texto em dois trabalhos sobre Glauber na faculdade, mas nunca tive uma cópia dele, lia sempre que podia quando encontrava o livro onde ele está publicado na livraria. Queria tê-lo publicado aqui em 16 de março, véspera do meu aniversário e dia da estréia do filme, em 1964, nas salas do Rio de Janeiro. Mas ele só veio parar nas minhas mãos no dia seguinte, como um dos presentes de aniversário dados pelo meu amor, que também foi ao Tempo Glauber e trouxe de lá o pôster do filme, objeto antigo de desejo.
Como lembrança dos 40 anos do golpe, acho apropriado postá-lo agora.

"O dia em que Deus e o diabo foi o futuro"

Às oito e meia da noite de 16 de março de 1964 eu não sabia que minha vida ia mudar. Às nove horas ia passar pela primeira vez no Brasil o filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha. Três dias antes, eu estivera no comício de Jango na Central do Brasil, onde a noite caíra estrelada por milhares de tochas de petróleo que os trabalhadores da Petrobras erguiam como personagens de Eisenstein e eu olhava apaixonado o rosto da primeira dama no palanque.
Como era linda Tereza Goulart, com um penteado alto de laquê dos anos 60, morena, sexy, ali, em pleno momento épico das reformas de base (eu me sentia culpado de desejar a primeira-dama numa hora tão grave). Todos nos sentíamos "históricos", como caídos de repente na praça amotinada de São Petersburgo ou vendo a decapitação de Maria Antonieta na Bastilha.
Eu estava ali dentro, mas não me sentia muito parte daquilo tudo. Estranho, um presidente da República pedindo apoio a uma multidão de miseráveis para salvá-los. De quê? Sua mulher parecia alheia, linda, intocada por aquela massa. Será que ela o amava? Será que o traía? O épico e psicológico corriam separados ali, em duas partes, e eu me sentia inquieto com essa divisão. (Tudo isso paerce tão longe, mas certamente até hoje aquelas tochas, aquele vestido azul da primeira dama, a louca bravata de Jango, tudo isso mexe com tua vida, oh dançarino punk do Massivo!...) Uma revolução seria feita, mas não rolou nada. Dali a três dias, num cinema do Rio, fez-se uma.
Carregado com essas emoções recentíssimas, três dias depois, fui chegando à porta do cinema Ópera na praia de Botafogo. Era lindo e imenso o Ópera, com seu nome épico. Eu ia com minha namorada Thereza Simões, com quem percorri depois um trem fantasma de amor e dor. A platéia se enchia de personalidades da esquerda carioca. É preciso que vocês entendam - pálidos intelectuais de hoje - que o mundo real era uma miragem ideológica, uma projeção de nosso desejo, naquele verão de trinta anos atrás no Rio, quinze dias antes de o general Mourão Filho descer com seus tanques de realidade.
O público do filme era formado por mais do que simples pessoas; eram ilhas de idéias. Havia uma gama de tipos, de cores, de maneiras de ver o mundo, todos com a marca aguda da "mudança", todos operando para "mudar" o país, todos vagamente se desprezando. Sempre havia os revisionistas pequeno-burgueses (ah... dor que me persegue até hoje, quando um Paim, um Canindé Pegado me olha...). As esquerdas tinha ali uma curiosidade tolerante para com estas manifestações artísticas da "superestrutura", todos mal-vestidos, de passagem entre uma panfletagem e outra.
Havia os membros da AP (Ação Popular), fundada, entre outros, por nosso Betinho, uma costela mineira e católica da esquerda independente, Marx divinizado. Havia os festivos de Ipanema pseudotrotskistas, país da Libelu; havia "polopistas", da Polop (Política Operária), havia o Cinema Novo (lembro-me de Joaquim Pedro, de Ruy Guerra, de Leon, Cacá, todos de camisa de marinheiro e calça jeans - uniforme entre rude e sofisticado). Havia o CPC (lembro-me de Vianninha, Oduvado Vianna Filho ali, desconfiado, alma rasgada entre Rimbaud e Kruschov). Eu apertava a mão de Thereza e via essa massa toda em segundo plano, tendo como perfil essencial o rosto de minha amada, eu que nunca filmara, eu que era tratado como um reles noviço pela corte do Cinema Novo, cruel, olímpica.
E aí o filme começou. Um plano aéreo do sertão de Cocorobó. Corte súbito para o olho morto de um boi roído de sol. Villa-Lobos na trilha. E caiu um silêncio sideral na sala. Todos os olhos estavam sendo feridos por imagens absolutamente novas. Como explicar isso? Não era apenas um bom filme que víamos. Nada. Era um país que nascia à nossa frente. Não um país qwue reconhecíamos como sendo, digamos, de Graciliano. Não. Era uma realidade desconhecida que começávamos a compreender. Ela esteve esboçada na literatura, em Os sertões, em Rosa. Mas, no "olho", era a primeira vez. Ela nos via. Ela nos incluía.
"Nós" éramos vistos por essa paisagem, "nós" éramos descobertos por esse mundo de secura e violência que aparecia na tela. Nós éramos arrancados das cadeiras, da paz de nossos papos ideológicos e atirados dentro de filme. Acabava ali a idéia de que a realidade era alguma coisa "fora" de nós.
A partir daquela noite, nós éramos personagens de um Brasil muito mais fundo que nossa vã inexperiência de intelectuais. O filme invertia tudo sobre o Bem e o Mal. Disse-me Roberto Ventura que em Os Sertões, pela primeira vez, o miserável era colocado em posição de sujeito heróico em nossa história. Em Deus e o Diabo estava ali o herói miserável, mas também o matador não era vilão. Antonio das Mortes era tocado de funda dor e do desejo de exterminar a miséria. Bons e maus andavam num deserto metafísico e shakespeariano em pleno Nordeste.
A esquerda estava toda ali, à beira de sua grande derrota (dali a quinze dias) e ainda teve tempo de ver sua melhor produção nascer. Todas as personagens se contorciam numa danação de heróis e vítimas, em uma complexidade que não tínhamos alcançado. Não sabíamos ainda, mas estava selada ali a causa de nosso fracasso de 1º de abril de 64.
A esquerda tinha errado por muitos anos. Nossos dias estavam contados. A importância de Glauber na reforma do pensamento de esquerda do país é maior que se pensa. Três anos depois, ele ataca o "povo" sacralizado em Terra em transe, execrado pelos comunas. Anos depois, num volteio dialético com os militares, elogia Golbery e é massacrado pelos xiitas. Glauber tinha feito uma revolução dentro da revolução.
Trinta anos depois daquela noite estrelada (por que tantas estrelas?), vemos hoje que a idéia de processo e de diferença continua inapreensível como uma asa.
Olhei para trás quando as imagens finais do filme brilhavam sob o som de Villa-Lobos.
Vianninha estava em pé na cadeira do cinema e pulava de euforia. As pessoas estavam pálidas da luz final como diante de fantasmas. Os cineastas entraram em pânico. O rio tinha mudado de rumo. Quem partira para fazer filmes veristas, filhos do neo-realismo, fora pego pelo raio de um cinema épico, me disse trinta anos depois Cacá Diegues. Joaquim Pedro falava em rasgar o roteiro de O padre a a moça. Ruy Guerra terminava a montagem de Os fuzis e começou a mexer em tudo, ficou meses na moviola.
Que seria de nós? O mundo não era mais tão fácil como pensávamos. Nossa consciência não era linear. A realidade não era mais realista. O filme dava conta dessa eterna luta entre o sutil e o grosso. Sempre, quase, ganha o grosso. E o eterno dilema sutil-grosso continua. Vemos a esquerda se perder em discussões iguais à de trinta anos atrás, antes daquela noite do cinema Ópera. Veio 64, veio 68, veio a luta suicida, veio a democracia formal. Passaram muitas ilusões.
Mas Deus e o diabo não era ilusão. Muitas realidades foram ilusão. Mas aquela ficção não; aquela ficção era a realidade. Precisamos de um novo filme como Deus e o diabo na terra do sol. Aluguem-no em vídeo e vejam o que era o futuro.

quinta-feira, março 25, 2004



"Mais fortes são os poderes do povo"

Nunca vou me cansar de ver as cenas finais de Deus e o Diabo na terra do sol, o filme que abriu meus olhos, alma e coração para a política. E que caiu de volta em minhas mãos, sete anos depois...

Esse post é o primeiro de uma série em homenagem aos 40 anos do golpe militar de 1964, ano de produção do melhor filme brasileiro. Espero ter tempo e fôlego para escrever mais, nos próximos dias, sobre o assunto que revolveu meus pensamentos durante um longo tempo.

Por ora, fiquemos com a música.

Perseguição (Sérgio Ricardo e Glauber Rocha)

Se entrega Corisco!
Eu não me entrego não
Eu não sou passarinho
Pra viver lá na prisão

Se entrega Corisco
Eu não me entrego não
Não me entrego ao tenente
Não me entrego ao capitão

Eu me entrego só na morte de parabelo na mão
Se entrega Corisco (se entrega Corisco)
Eu não me entrego não! Eu não me entrego não
Eu não me entrego não



Cry for me...

Brasil, 2004. O ministro da Defesa, José Viegas, diz que os arquivos da guerrilha do Araguaia foram incinerados. O ministro Aldo Rebelo (PC do B) afirma que, em nome da governabilidade e da reconciliação nacional, é preciso enterrar o assunto.

Argentina, 2004. O presidente Kirschner pede desculpas à população pelos erros do Estado, manda retirar quadros com fotos de ditadores da parede e transforma um centro de tortura num Museu Histórico.

terça-feira, março 23, 2004



Notícias de mim

A comemoração do meu aniversário merecia muitos posts na semana passada, mas nos últimos dias meu tempo tem sido escasso. Muito trabalho, com satisfação.

No dia 17, eu estava muito gripada, mas ainda tive forças para um jantar especial com o amor da minha vida na Fiorentina, no Leme (Desistimos do São Sebastião porque, estranhamente, o lugar não oferece suco de laranja). Pena que eu não tenha sentido sequer o gosto da canela na sobremesa...

Presentes e presenças especiais fizeram da noite seguinte no Carioca da Gema um dos dias de aniversário mais especiais dos 29 anos vividos até aqui. Quem me conhece sabe a felicidade que sinto em juntar os amigos, novos e antigos. Não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer, mas queria agradecer a todos por terem ido.

A noite foi animada pelo cantor mais lindo da Lapa (que se comporta no palco como o Chico Buarque, segundo a Joana, mas que é tão falso tímido como ele, segundo minhas impressões).

Mas, infelizmente, a semana não terminou tão bem. No sábado, papai foi internado novamente, com suspeita de mais uma isquemia. Ele já está em casa, medicado e melhor. Fica a apreensão.